quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ahh... a cólica!



 Ahhh... a cólica...
Tami P.

(Texto disponível na coluna TPM - Tudo Para Mulheres no Divã da Tia Eni. Acesse : Eu e o Divã e saiba mais!! )


As mulheres que o digam o quão desconfortáveis são aquelas mínimas “pontadinhas” abdominais que nos fazem querer virar ginastas olímpicas e sair dando duplos carpados por aí, só para que a dor diminua.
Faz parte da menstruação?
Faz parte do alerta “YES! Ainda bem que não estou grávida”?
Faz parte do metabolismo?
Tudo bem. Se fosse para não existir a menstruação no nosso lindo “body” (corpo), acho que Deus não seria tão malvado de nos deixar com isso se não fosse de fato, necessário. Afinal somos o lado da costela de Adão que mais encanta a vida dos homens terrestres, somos o angu do caroço, somos as Julietas dos Romeus , somos as Dilmas das presidências brasileiras e porque não as rainhas das cocadas pretas?
Mas o que será contestado aqui, não é a existência da menstruação, mas sim dela: A CÓLICA.  Cujo o endereço fica perto do útero contraído de dor.com, perto do mal humor da TPM e da expressão PQP que nós mulheres utilizamos com qualquer bicho homem que ouse rejeitar nossos pedidos. ( Dica:Homens, a expressão “SIM SENHOR!” não deve ser somente utilizada no exército, mas também em momentos cólicos com suas namoradas, peguetes, esposas e casos. )
Que mulher, já não acordou de manhã com o desconforto, com o desastre, com a tragédia, da cólica menstrual? Aquela cólica que você sente até nas costas de tanta dor, que te deixa molenga, desanimada, sem vontade de arrumar o cabelo ,mas, com o dobro de vontade de permanecer deitada na cama  esperando que isso não fosse uma brincadeira de mau gosto, ou um pesadelo?
Porém isso as mulheres tem de carregar para outras áreas da vida.
Então nos levantamos, fazemos um chá quente, vestimos a roupa do trabalho, nos rebocamos de maquiagem, enchemos a bolsa de absorvente noturno  e vamos para a luta agüentando as jararacas da mesa do lado que já menstruaram antes de nós  e que ainda nos perguntam “ NOSSAAAA QUE CARA É ESSA?”...
Como se já não soubessem... Como se elas fossem travestis que não menstruam ou como se olhassem pra nós querendo se vangloriar dizendo - Se lascou, vadia!  Só que em pensamento é claro. Por que aí está o lado BOM dessa porr* toda.
Quero ver o santo Cristo que SABENDO que nós mulheres estamos vulneráveis a ponto de ‘ATIRAR NA CARA DE QUALQUER ZÉ RUELA OU JUANA PARAFUSA QUE CRUZAR NOSSO CAMINHO’ (= menstruadas)  que queira chegar ainda dando uma de gostosão ou gostosona pro nosso lado.
Portando venho aqui explanar a minha indignação com a bendita cólica que nos faz agir como o cão chupando manga mas, também dar algumas dicas que funcionam COMIGO e que amenizam um pouco as dores. Deixo bem claro que não sou uma médica, portanto o que funciona comigo pode não funcionar com você!
1.    Ao saber que falta mais ou menos uns quinze dias para você menstruar ( isso vale pra quem tem a menstruação certinha, que é difícil de atrasar, ou adiantar ) evite tomar coisas muito geladas. Isso EM MIM evita as crises de dores que a cólica trás.
2.    Se o clima estiver frio e você tiver pés frios, ou pressão baixa como eu, mantenha sempre os pés aquecidos com meias. Mantenha-se sempre aquecida nos dias frios.
3.    Se tiver tempo e as cólicas estiverem muito fortes, tomar chás quentinhos, ou leite quente, ajudam a te aquecer por dentro e conseqüentemente ameniza a dor, isso me ajuda muito. Também me deixa mais tranqüila.
4.     Caso você tenha muito desconforto por conta das cólicas, também por conta da TPM, se vem muito pra você todo o mês, vale a pena procurar um especialista que encontrará  para cada caso uma maneira de amenizar tudo isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário